- Área: 250 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Ari van Zeeland L.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A comissão consiste na concepção de dois tipo de moradia para uma casa na cidade de Frutillar. Dentre as tipologias, cinco casas são construídas com variações de dimensões e acabamentos para cada família. O interesse em manter dois projetos é a economia na escala da construção e na manutenção de uma linguagem única para o conjunto.
Parte do esforço esteve concentrado em resgatar a linguagem dos edificios circundantes. Este aspecto é reforçado pelo interesse de trabalhar com mão de obra da região, que tem experiencia com o emprego de estruturas em madeira. Diante a esta consideração, as propostas visam incorporar traços e materialidade da típicos da região, mas contrastá-los com traços modernos e claros, que referem-se a atualidade.
TIPOLOGIA H
Uma primeiro tipologia parte de um dos componentes do projetos. O qual apresenta um esquema de separação do público e privado: Três volumes são formados sob o perfil de duas águas. Dois destes, maiores, são unidos por um terceiro formando uma planta esquematica em H.=
Este esquema gera uma maior superficie de fachadas, diminuindo a eficiencia energetica, mas dinamizando as relações entre ambientes externos e internos. Assim configuram-se vários espaços entre os volumes, desde um pátio de acesso e recepção, até um pátio que depara o público do privado.
TIPOLOGIA A
A segunda tipologia é proposta pelo escritório, buscando um projeto mais concentrado, onde a relação entre espaços se faça a partir do interior do edificio.
É o espaço de estar, sala de jantar de pé direito duplo que vincula os extremos dos programas privados aos de serviços. Assim também obtém-se maior eficiência energética, já que a proposta reduz o perímetro de fachadas mantendo a relação com o exterior através de seu volume único alongado.